Normas

NORMAS PARA REDAÇÃO DE TEMAS LIVRES

1. TÍTULO: Conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo

2. NOME(S) DO(S) AUTOR(ES): Devem ser inseridos de acordo com as normas para submissão de temas livres.

3. TEXTO:

3. 1 Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes, etc.) devem ter as seguintes seções: “Justificativa e objetivos”, “Método”, “Resultados”, “Conclusões” e “Referências.

3. 2 Estudos não baseados em método científico (relatos de caso, descrição de séries, etc.) devem contar com as seguintes seções: “Introdução, “Relato de Caso” ou “Descrição de série”, “Discussão” e “Referências.

3. 3 Não é permitida a inclusão ou envio de figuras ou gráficos. Tabelas produzidas em processadores de texto poderão ser inseridas no formulário.

3. 4 Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico e equipamentos pela referencial do produto.

3. 5 Não serão aceitos temas livres extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o tema livre poderá ser submetido.

3. 6 O texto principal deve ser digitado em um único parágrafo (contínuo), incluindo todas as seções do manuscrito

3. 7 No texto não devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), o Serviço de onde fazem parte, ou onde foi realizado o estudo.

4. REFERÊNCIAS: São aceitas até duas referências por tema livre. Nas referências de estudos tendo até três autores, todos devem ser citados. Quando houver mais de 3 autores, devem ser mencionados os três primeiros seguidos da expressão “et al”.

Tipos de referência e formatos aceitos:

4.1 Artigo em periódico
Autores. Título do artigo. Periódico, ano;volume:páginas incial-final
EXEMPLO: Dal Mago AJ, Helayel PE, Bianchini E et al. Prevalence and predictive factors of urinary retention assessed by ultrasound in the immediate post-anesthetic period. Rev Bras Anestesiol. 2010;60:383-90.

4.2 Capítulo de livro
Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autores (editors). Título do livro. Edição (a partir da segunda). Local da publicação, Editora, ano;páginas inicial-final.
EXEMPLO: Pires OC, Posso IP, Constantino E et al. Bioeletrogênese da membrane. Transmissão sináptica. In: Cangiani LM, Slulitel A, Potério GMB et al. Tratado de anestesiologia SAESP. 7 ed. São Paulo, Atheneu, 2011;285-92.

4.3 Texto na internet
Autores. Título. Disponível em: . Acessado em: Data de acesso
EXEMPLO: Conselho Federal de Medicina (Brasil).
Resolução CFM n° 1.802/2006. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2006/1802_2006.htm.
Acessado em 16/02/2012.

5 Número total de caracteres: 3.000 (incluindo as referências).

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES

Data limite para submissão de Temas Livres 31/07/2017 

1. Somente serão aceitas até 06 submissões de temas livres através do formulário eletrônico específico, disponibilizado ao autor através do site oficial do 64° CBA.

2. Aconselha-se que o manuscrito seja produzido em um processador de textos, revisado, calculado o número de caracteres com espaços incluídos, e aprovados por todos os autores previamente à submissão, quando o texto deverá ser colado nos campos respectivos do formulário eletrônico.

3. Nome(s) do(s) autor(es):

a. O nome de autores não associados à Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) devem ser digitados. Escreva o(s) nome(s) do(s) autores por extenso. Verifique a ortografia. Use o recurso de copiar e colar do navegador para assegurar que a mesma grafia é utilizada na relação de autores e nas “Informações para Contato” do formulário eletrônico.

b. Se os autores forem associados da SBA, basta digitar algumas letras do nome que o sistema apresentará uma relação de associados com nomes semelhantes e as respectivas matrículas na SBA. Escolha o nome e, caso haja outros autores, clique no link “Adicionar autor” e repita o processo.

c. Para cada autor inserido o sistema apresentará a opção de ser o apresentador do tema livre. O sistema permitirá a designação de somente um autor apresentador para cada tema livre.

d. Se não houver nenhum conflito de interesse do autor para com o estudo, deve-se marcar na caixa de seleção à frente da afirmativa “o autor declara não haver conflito de interesses”. Caso haja alguma situação que possa configurar conflito de interesse, declare-a no campo específico do formulário.

e. Poderão ser incluídos até seis autores para cada tema livre. Insira os autores na ordem desejada. Esta ordem não poderá ser alterada, uma vez submetido o Tema Livre.

4. Completados todos os campos do formulário, clique no botão “Continuar”.

5. O sistema o alertará caso campos obrigatórios não tenham sido preenchidos.

6. Uma página contendo todas as informações do tema livre lhe será apresentada.

7. Confira e, caso encontre algum erro, clique no botão “Voltar”, para fazer as correções na página de submissão.

8. Caso esteja tudo correto, clique no botão “Gravar tema livre” para concluir a submissão. Uma mensagem de confirmação será apresentada na tela e enviada para o endereço eletrônico indicado nas “Informações para contato”, contendo o número atribuído ao tema livre.

9. Clique no botão “Sair”. Evite sair da página de confirmação clicando no botão “página anterior” do seu navegador.

 

PÓS-SUBMISSÃO:

1. Você poderá editar seu tema livre até a data de 31/07/2017.

2. Você será informado sobre o status do seu tema livre através do endereço eletrônico fornecido nas “Informações para contato” durante a submissão.

3. Você também poderá ver o status de seu(s) tema(s) livre(s), acessando o site.

4. Não há como mudar o endereço eletrônico após a submissão.

5. A Comissão Científica do 64° CBA poderá, a seu critério, modificar a área de conhecimento atribuída ao tema livre, bem como a forma de apresentação. Estas alterações serão comunicadas ao(s) autor(es) através do endereço eletrônico indicado em “Informações para contato”.

6. Eventual rejeição do tema livre será comunicada ao autor indicado nas “Informações para contato”. Não caberá revisão da decisão única e definitiva da Comissão Científica do 64° CBA.

 

REGULAMENTO DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE ANESTESIOLOGIA

Capítulo V – Das Sessões dos CBA

Art. 16 – II – Temas Livres
a) Os temas livres poderão ser inscritos até o prazo de cento e vinte dias antes do dia da abertura do CBA do ano em curso, devendo o autor encaminhá-los de acordo com as instruções fornecidas pela Comissão Executiva do Congresso.

b) Só serão analisados os temas livres que tenham pelo menos um dos autores inscritos no referido CBA.

c) A apresentação de temas livres não poderá ultrapassar 10 (dez) minutos, inclusive projeções, obedecendo rigorosamente à ordem programada.

d) Ao presidente da sessão serão reservados 5 (cinco) minutos para debater cada tema apresentado.

e) No impedimento do apresentador qualquer um dos autores poderá substituí-lo.

f) O apresentador de trabalho(s) inscrito(s) e aprovado(s) que não se apresentar, e não enviar outro autor para substituí-lo, no local e horário estabelecido pela CE para a apresentação do(s) tema(s) livre(s), estará impedido de inscrever qualquer trabalho no ano subseqüente, bem como de ser convidado para a programação científica oficial da SBA, salvo motivo justificado e apresentado à CE até, no máximo, 30 (trinta) dias após o encerramento do referido CBA.